Friday, November 10, 2006

Us3 – Schizophonic (2006)


Texto por Luiz Romano Locali


O Us3 não é uma jazz band, mas poderia se enquadrar melhor em um conjunto de músicos bem variado que se reúne para produzir um álbum. Tudo isso pela mãos do produtor londrino Geoff Wilkinson. Os músicos são rappers, DJs e jazzistas no piano, sax e trompete. O Us3 existe desde 1992 e já lançou 5 álbuns, sendo o mais recente o Schizophonic.

Eu, particularmente, só posso dar um parecer sobre este último, pois como comentei, sou novato no Acid e principalmente no Us3.

Bom, falando do álbum... É um som diferente de tudo que já tinha ouvido antes em relação a jazz e, ao mesmo tempo, muito familiar, pois a batida lembra muito a black music atual com certos toques essenciais de sax, piano e trompete. Há também uma mixagem, um trabalho afinado dos DJs envolvidos, o que marca Schizophonic como um som dançante e antenado com o que as pistas de boates do mundo pedem. “Kick this”, especificamente, é uma faixa especial para nós brasileiros, pois utiliza no fundo elementos de samba e ouvem-se claramente as batidas do surdo, do bumbo e cia.

As faixas se dividem bem e não são todas iguais. Lógico que não são! Mas me refiro a um sentido mais profundo de uniformidade. Elas não são homogêneas. E no entanto são de uma heterogeneidade muitíssimo adequada. Uma tem samba, outra rap, outra um toque profundo do jazz clássico, e assim por diante.

Eu que nunca fui muito de funk, rap e das black musics da vida, gostei demais do álbum e até mesmo os vocais característicos do rap e do funk não prejudicam em nada o processo de “assimilação” do Acid Jazz.

Deixo dito aqui mais uma vez que Schizophonic, do Us3, é uma opção interessante para quem quiser começar a trilhar os caminhos do Acid.

Discografia –

Hand On The Torch (1993)

Broadway & 52nd (1997)

An Ordinary Day in an Usual Place (2001)

Questions (2004)

Schizophonic (2006)



Voltar Aqui

No comments: